14.3.11

Oficina de restauro para azulejaria de fachada - finais do séc.XIX e princípios do séc.XX


































Muitos dos pedidos que nos chegam ao atelier são para réplicas e restauros de azulejos de fachada em estampilha, esponjados e de relevo.
Criamos assim uma oficina especifica só para estas técnicas, as quais se utilizavam muito na azulejaria de fachada do final do SEC.XIX e até meados do SEC.XX.
Os azulejos pintados para estes restauros são similares aos originais antigos, assim como as tintas e vidrados utilizados. A pintura é feita com tintas de alto fogo para cerâmica. Os azulejos são cozidos, neste caso, em fornos eléctricos ou a gás, a uma temperatura de 1000ºC. ocorrendo uma perfeita fusão entre o vidrado de base e as tintas aplicadas, sendo a sua durabilidade, quando bem aplicados, secular.

1 comentário:

Unknown disse...

Estou a restaurar uma casa antiga integrada em centro histórico classificado. A fachada da casa (e apenas ao nível do r/c) apresenta azulejos que pensamos inicialmente serem da passada centúria. Após reunião com a DGPC, chegamos à triste conclusão que não tem mais de 50anos...
Gostaria de saber se é possível aproveitar algum trabalho de réplica anteriormente feito e com isso diminuir o custo de manufactura ou o preço final é igual ao de encomenda específica?
Cumprimentos,
EValles