quem somos?

O atelier de Azulejaria Joaquim Pombal foi criado em 1985 em Leça do Balio, nos arredores do Porto. É dos maiores espaços vocacionados para a pintura em azulejo, no norte do país. Em 2005 recebe nas suas instalações o projecto centoecatorze – espaço de criações artísticas, juntamente com a oficina – cerâmica contemporânea.

Para além da pintura manual em azulejo, a elaboração manufacturada do de todo o processo azulejar, os murais cerâmicos de grande escala e os projectos de restauro são as experiências mais emblemáticas do atelier. Aproveitando o grande potencial da tradição da azulejaria portuguesa, levamos a cabo investigação teórica e prática na área da execução de réplicas e restauros. Dessa forma e em função das especificidades das encomendas, analisamos e desenvolvemos técnicas que optimizam o processo de execução e garantem a qualidade técnica e artística.

Desde a sua génese, o Atelier Joaquim Pombal desenvolveu várias acções na área da formação, pretendendo sempre ser um espaço de fruição e aprendizagem.

Sendo um espaço concebido de raiz, a área dedicada à pintura privilegia a luz natural e possui condições para realizar obras de grande envergadura. Reúne também, na área da exposição permanente, exemplares de diferentes estilos e técnicas azulejares. A equipa residente está vocacionada para aconselhar e estimular os seus clientes na criatividade da própria escolha.



Centoecatorze – espaço de criações artísticas é um projecto multifacetado que tem como missão acolher, procurar parcerias e desenvolver projectos artísticos. Nesse sentido propõe-se a cooperar e a procurar sinergias e afinidades com outros artistas ou agentes artísticos. Actualmente partilha as instalações com o atelier de azulejaria joaquim pombal,formado em 1985, e a oficina – cerâmica contemporânea. É o espaço sede do grupo de artes 10+ e parceiro organizador do encontro anual inter cultural de cerâmica. O espaco Centoecatorze dinamiza actividades de formação, estágios e cursos na área da cerâmica. Pretende ser também um lugar de sensibilização e fruição da ecologia. Engloba uma área verde com um lago, uma horta biológica e uma estação de tratamento através de plantas. A galeria e o jardim para exposições são espaços que permitem instalações, performances, concertos ou outras formas de expressão artística. Morada:
R. Dom Frei Lourenço Esteves de Goyos,114.
4465-672 Leça do Balio
Portugal 
00351 229519846 
00351 968029727 
00351 918955043 
00351 93 8154262
centoecatorze@gmail.com
joaquim.pombal@gmail.com